27 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
4/02/22 às 9h16 - Atualizado em 4/02/22 às 9h16

Lago Norte receberá primeiro campus da Universidade do Distrito Federal (UnDF)

COMPARTILHAR

O administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira, recebeu nesta quarta-feira (2/2), a reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), Simone Benck, no prédio cedido pela Terracap onde será instalado o primeiro campus, localizado no CA 2 do Lago Norte.

As obras de revitalização do prédio já estão em andamento. A Novacap, em parceria com a Administração do Lago Norte, fará a limpeza das áreas externas, revitalização das calçadas e pátios, além do serviço de jardinagem. A Secretaria de Educação do DF está custeando a reforma para a melhoria do prédio com estimativa de entrega no final de fevereiro. A previsão é que no segundo semestre de 2022 tudo esteja pronto para início dos trabalhos.

Vale ressaltar que esse campus trará a possibilidade de oferta de educação superior pública os moradores ao redor do Lago Norte, como Paranoá, Itapõa, Granja do Torto, Varjão e para áreas rurais localizadas na ponta norte do DF.

“Recebi com muita alegria a notícia que o primeiro campus da UnDF seria aqui no Lago Norte. Toda a região norte do Distrito Federal será beneficiada com essa estrutura”, afirma o administrador Marcelo Ferreira.

Simone destaca que a UnDF atuará de forma multicampi e multiespacial, aproveitando espaços físicos subutilizados pela administração pública, com infraestruturas já instituídas – e ociosas – do Estado. Com isso, a oferta de educação superior gratuita privilegiará as localidades do DF que ainda não possuem universidades.

Cursos oferecidos

A Lei Complementar nº 987/2021 define em seu Art. 7° que a UnDF poderá atuar em todos os campos do conhecimento, cujas áreas de excelência interessem aos seus programas e projetos, enfatizando Ciências Humanas, Cidadania e Meio Ambiente; Gestão Governamental de Políticas Públicas e de Serviços; Educação e Magistério; Letras, Artes e Línguas Estrangeiras Modernas; Ciências da Natureza e Matemática; Educação Física e Esportes; Segurança Pública e Defesa Social; Engenharias e Áreas Tecnológicas de Setores Produtivos; Arquitetura e Urbanismo; Ciências da Saúde.

A sanção da lei que criou a UnDF foi assinada em julho de 2021 pelo governador Ibaneis Rocha. Fruto de um sonho de décadas, o projeto pioneiro – de autoria do Executivo local – autoriza a construção do primeiro centro universitário distrital, ampliando a oferta gratuita de vagas no ensino superior.

Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou investimento de R$ 200 milhões pelos próximos quatro anos, a realização de concurso público para 3,5 mil profissionais, a cessão de um imóvel no Lago Norte para funcionamento inicial da universidade e o projeto para construção de um prédio na área do Parque Tecnológico (Biotic), que também será destinada às instalações acadêmicas.

O nome  da UnDF é uma justa homenagem ao Prof. Jorge Amaury que esteve na luta pela implantação da UnDF até 2021 e faleceu vítima de COVID.

Mapa do site Dúvidas frequentes