27 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
18/11/22 às 10h43 - Atualizado em 18/11/22 às 10h43

Lago Norte recebe escultura de Darlan Rosa

COMPARTILHAR

Quem passa pela Estrada Parque Paranoá (EPPR), rodovia de Brasília que liga o Lago Norte à represa do Lago Paranoá, notou a presença de uma escultura feita de aço carbono, localizada bem em frente ao Condomínio Privê 1. Trata-se da Bike Serrinha, uma criação do artista plástico Darlan Rosa doada por ele ao Projeto Ecotrilhas Serrinha do Paranoá.

                                                                                                               

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A escultura tem como objetivo sinalizar e divulgar uma das entradas para as trilhas ecológicas da região. Darlan, que também é ciclista e apaixonado pelo meio ambiente, revela que a inspiração para a escultura  foi sensibilizar a  população. “ Todo o processo criativo foi pensado para demonstrar a importância da  interatividade do homem com a natureza. Fiz um ciclista envolvido em flores para demonstrar o cuidado que as pessoas devem ter com o meio ambiente. Ao invés de colocar a placa, você lança ali um monumento que comunica melhor ”, afirma o artista.

A inauguração, no final de setembro, contou com a participação do grupo de ciclismo Batom Bikers Bsb. A turma do pedal, com cerca de 50 integrantes, prestigiou e elogiou o ponto que também sinaliza a entrada do percurso frequentado por eles.

Turismo ecológico

O Projeto Ecotrilhas Serrinha foi criado em 2016 pelo Instituto Oca do Sol, com o objetivo de alavancar o turismo, a cultura e o lazer. O primeiro produto desse trabalho foi o levantamento de trilhas, pontos culturais, turísticos e ambientais existentes na região.
 

 Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Ao mesmo tempo em que oferece dicas aos ciclistas, caminhantes, turistas e pessoas que buscam contato com a natureza, o Ecotrilhas também visa despertar nos visitantes o sentimento de pertencimento e alertar para a necessidade de preservação ambiental das riquezas naturais da Serrinha do Paranoá”, explica a presidente do Instituto Oca do Sol, Maria Consolacion Udry.

O Projeto Ecotrilhas já georreferenciou e sinalizou cinco trilhas: três para mountain bike (ciclismo), uma para trecking (caminhada) com características rurais e outra abrangendo 3 parques urbanos da Península do Lago Norte. Quem optar pelo passeio urbano poderá conhecer o Parque Vivencial, o Parque das Garças, o Parque Esportivo na “ Quebra da 13” e o Viveiro Comunitário do Lago Norte. No trajeto os visitantes podem apreciar a natureza, conhecer árvores e animais do cerrado, além de vivenciar diversos espaços de lazer e pontos turísticos do Lago Norte, enquanto desfrutam das trilhas com sinalização e segurança.

O administrador regional do Lago Norte, Anderson Tolêdo, enfatiza a importância do Projeto Ecotrilhas para fomentar o turismo na região, com todo o cuidado de preservar a natureza. “As trilhas e a cachoeira são visitadas por pessoas de todos os cantos de Brasília e com o Projeto, é possível conhecer com segurança todas as trilhas mapeadas, tanto para quem vai a pé ou de bicicleta. É importante para o turismo ecológico e uma excelente maneira de cuidar da saúde”, afirma. 

Outras obras

Mineiro radicado em Brasília desde meados de 1960, Darlan Rosa é formado em comunicação social. Aprendeu com o pai o ofício de escultor de mármores. Em diversos pontos do Distrito Federal é possível apreciar obras do artista como as esferas que estão instaladas no gramado do Memorial JK e o Casulo Interativo, no CCBB. Em 1986, criou o personagem Zé Gotinha, mascote da campanha internacional de vacinação contra a poliomielite. Darlan atuou também como apresentador e ficou conhecido como Titio Darlan ao comandar o programa infantil Carrossel, da TV Brasília, primeiro programa televisivo infantil da capital. Além de comandar as brincadeiras e anunciar os quadros, Darlan passava noções de desenho para as crianças.

Por Natália Carvalho / Ascom Lago Norte

Mapa do site Dúvidas frequentes