11/02/2025 às 13h32 - Atualizado em 11/02/2025 às 13h44

Administrações Regionais intensificam esforços no combate à dengue

COMPARTILHAR

Reunião de combate à dengue aconteceu na manhã de hoje, na Administração do Lago Norte

ASCOM LAGO NORTE

Na manhã desta terça-feira (11/2), aconteceu a Reunião de Combate à Dengue, no auditório da Administração do Lago Norte. O encontro reuniu representantes das Administrações Regionais de Sobradinho, Planaltina, Vicente-Pires e Lago Sul, e também dos órgãos do GDF: Segov, Secid, Polo, Defesa Civil, Novacap, etc. “É necessário combater esse problema que está dentro das casas”, ressaltou o Administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira.

Como forma de prevenção à doença causada pelo Aedes Aegypti, ficou acordado que haverá um mutirão nas casas para combater o foco do mosquito e aumentar a divulgação sobre como combater essa doença.

 

Fique ligado!

 

A dengue é uma doença viral e sua incidência aumenta em períodos quentes e chuvosos. No Brasil, os surtos são frequentes, causando milhares de casos e até mortes todos os anos. Sendo assim, a melhor forma de combater a dengue é prevenindo a proliferação do mosquito. 

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta (acima de 38,5°C), dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele, náuseas e vômitos. Nos casos mais graves, pode haver sangramentos, queda de pressão e risco de choque, caracterizando a dengue hemorrágica, que exige atendimento médico imediato. 

A prevenção depende da eliminação dos criadouros do mosquito. Por isso é necessário evitar água parada, manter terrenos e jardins limpos, proteger-se de picadas utilizando repelentes, mosquiteiros e até mesmo vestindo roupas que cubram braços e pernas.

O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. Por isso as administrações realizam campanhas educativas e mutirões de limpeza, além de aplicar inseticidas em áreas de surto. Já a população deve fazer sua parte, adotando as medidas preventivas diariamente. 

Se apresentar sintomas de dengue, procure um posto de saúde e evite a automedicação, pois alguns remédios podem agravar a doença. 

Vamos juntos combater a dengue! Faça sua parte e ajude a espalhar essas informações.