20/01/21 às 14h35 - Atualizado em 20/01/21 às 14h45

Parque Ecológico do Lago Norte ganha 500 mudas de árvores

A ação incentiva a participação da população na luta contra o desmatamento e na preservação dos parques da cidade

O Comitê de Voluntariado Ambiental da Câmara Legislativa do DF, em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) promoveram, nesta sexta-feira (15), a segunda iniciativa de plantio de mudas. A ação aconteceu no Parque Ecológico do Lago Norte e contou com a participação da Administração Regional do Varjão.

Dentre outras espécies, foram plantadas aroeira, chichá do cerrado, ipês, angico, urucum, jacarandá e tarumã. “Já plantamos 2.500 mudas este ano, agora chegaram mais 500 para o Parque Ecológico”, destacou o administrador do Lago Norte, Marcelo Ferreira. De acordo com ele, além de contribuir com o desmatamento, a ação incentiva a participação dos moradores na preservação dos parques da cidade.

O vice-presidente da Câmara Legislativa do DF, Rodrigo Delmasso, falou sobre o Projeto de Lei para a recategorização do parque, que poderá passar de Vivencial para Ecológico. “Nós vamos fazer o que for melhor para a comunidade, em consonância com a Administração Regional e também com o IBRAM”, afirmou.

Para o secretário-geral do IBRAM, Thúlio Moraes, a integração com outras pastas do governo e a população é muito importante para a preservação das Unidades de Conservação. “Os parques pertencem a toda a população do Distrito Federal”, ressaltou.

“As pessoas querem participar, mas muitas vezes não sabem como”, enfatizou a superintendente de Unidades de Conservação do IBRAM, Rejane Pieratti. De acordo com ela, a estruturação do Comitê de Voluntariado é importante para a participação da sociedade e da Câmara Legislativa.

Todos os deputados distritais poderão indicar um local para receber a ação de plantio. Para o administrador do Varjão, Lúcio Rogério, a ideia é mais um exemplo de contribuição. “Juntos somos mais fortes e vamos conquistar um Distrito Federal cada vez melhor para a população”.

Dentre os presentes na ação, estiveram o Administrador Regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira; o vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso; o secretário-geral do IBRAM, Thúlio Moraes; a superintendente de Unidades de Conservação do IBRAM, Rejane Pieratti, o administrador Regional do Varjão, Lúcio Rogério e a presidente do Comitê de Plantio, Rafaela Abrantes.

Texto: Karla Alves/ ASCOM – Administração Regional do Lago Norte

Imagens: Karla Alves/ ASCOM – Administração Regional do Lago Norte